TRANSPARÊNCIA: ENTENDA A GESTÃO

Durante o ano de 2018, a gestão da programação do Centro de Dança do DF será conduzida pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com uma organização da sociedade civil – a Conexões Criativas, associação fundada em 2009 em Salvador, Bahia, selecionada em chamamento público do Governo de Brasília por meio do Edital nº 13/2017 da SEC. A colaboração é baseada na Lei Federal 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), está integrada ao programa “Lugar de Cultura” e alinhada à Política de Estímulo e Valorização da Dança do DF.

O objetivo da parceria é promover a programação do espaço, sua ocupação e dinamização, estimulando a pesquisa e a criação. A proposta é fomentar a produção, promoção, difusão e internacionalização de obras e artistas, e fortalecer a cadeia produtiva da dança, com vistas ao desenvolvimento do setor. As atividades terão caráter de formação, processos criativos, manutenção, qualificação, inovação, acesso à produção, intercâmbios artísticos, com a participação ativa da comunidade, portas abertas ao público e presença de agentes convidados, nacionais e internacionais, de reconhecida atuação.

Com orçamento total de R$ 600 mil para 10 meses de ação, a associação ficará responsável pela cogestão das atividades. Ao longo deste período, convocatórias públicas permitirão a ocupação dos espaços do Centro de Dança. Também serão desenvolvidas programações em três linhas curatoriais que compõem módulos a cada média de três meses: “Dança e memória”, a partir de março; “Dança e diversidade”, a partir de junho; e “Dança e infância”, a partir de setembro.

CONCEITO DO PROJETO
O projeto “Conexões Criativas no Centro de Dança do DF” tem como princípios a experimentação artística, livres relações, flexibilidade e criticidade. A dança é pensada como uma prática complexa, com uma pluralidade de conceitos e configurações que, constantemente, atualizam novos entendimentos de coreografia, composição, movimento e mundo. Assim, o projeto percebe a criação como um ato que acolhe o risco, a liberdade e a descoberta, indo além dos dogmatismos estéticos.

Com uma equipe de artistas, produtores, gestores e comunicadores, as atividades se voltam a questões contemporâneas que articulam experiência artística a um processo de geração de autonomia e que se comprometem com um diálogo efetivo entre público e arte.

O trabalho parte do contexto e práticas do Distrito Federal e, ao mesmo tempo, se firma numa postura propositiva, animada pelo desejo de compor novas lógicas de dança e de cultura, articulando a cena do DF com as esferas nacional e internacional, potencializando redes e novas “coreografias sociais”.

TRANSPARÊNCIA
Para assegurar a transparência do uso dos recursos públicos destinados à programação do Centro de Dança do DF em 2018, a Conexões Criativas divulga as informações abaixo.

Identificação do Instrumento: Termo de colaboração 014/2017 do Governo do Distrito Federal – Secretaria de Estado de Cultura
Organização da Administração Pública: Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal
Organização da Sociedade Civil: Associação Conexões Criativas
CNPJ: 11.309.888/0001-65
Objeto da parceria: Programação do Centro de Dança do DF
Vigência: 29 de dezembro de 2017 a 15 de janeiro de 2019
Período da programação: 28 de fevereiro a 15 de dezembro de 2018
Valor global: R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais)